Mensagem do Sr. Embaixador de França

“A França é um dos primeiros parceiros económicos de Portugal: é o seu 3° fornecedor e o seu 2° cliente. A França é também, através das suas empresas, o 2° investidor estrangeiro neste país em termos de valor acrescentado criado no território. Além disso, os cidadãos franceses estão a instalar-se cada vez mais em Portugal e a investir no sector imobiliário. 

A Embaixada de França, os Conselheiros do Comércio Externo da França em Portugal e a Câmara de Comércio e Indústria Luso-francesa organizam, em 2016, a 4ª edição da Conferência económica franco-portuguesa, sobre o tema  “O Contributo do Investimento Francês para o Crescimento Português”.

Esta conferência terá lugar no dia 18 de Março, das 9h00 às 13h00, na Culturgest. A Conferência económica franco-portuguesa, que reúne os decisores políticos e económicos franceses e portugueses, tem por objectivo realçar a contribuição do investimento das empresas francesas na economia de Portugal em geral: nas suas exportações, na inovação, no emprego.

Durante as anteriores edições, a conferência franco-portuguesa destacou Portugal como terra de produção (2014), a inovação como factor de produtividade (2013) e considerou Portugal como uma plataforma para ir mais além (2012). Convido-os a assistir aos nossos debates e a partilhar, depois, durante o almoço, as análises, as ideias e os projectos, que nos permitirão continuar a reforçar os nossos investimentos e a estabelecer novas parcerias no futuro.”

– Jean-François Blarel, Embaixador de França Embaixador

A Conferência

A Embaixada de França em Portugal, a Secção Portuguesa dos Conselheiros do Comércio Externo de França e a Câmara de Comércio e Indústria Luso-Francesa organizam pelo quarto ano, uma conferência com o intuito de destacar a presença económica francesa em Portugal.

Dirigida à comunidade empresarial franco-portuguesa e à administração pública, esta nova edição terá como tema em debate o “Contributo do Investimento Francês para o Crescimento Português” e contará com a presença de uma alta individualidade política portuguesa.

Com base na apresentação de um estudo, realizado pela Universidade Nova de Lisboa, será destacado o investimento francês em Portugal em todas as suas dimensões, quer na Indústria e Serviços, como no imobiliário.

separador-07

Acompanhe-nos através da nossa Newsletter

Screen Shot 2016-01-28 at 11.35.58

separador-07

Programa

08:45 – 09:00
Boas-vindas e acolhimento aos participantes
09:00 – 09:05 | Apresentação do programa
Pierre Debourdeau, Presidente dos Conselheiros do Comércio Externo de França em Portugal
09:05 – 09:15 | Introdução
S.E. Embaixador de França, Jean-François Blarel
09:15 – 09:20 | Mensagem de boas-vindas
José de Matos, Presidente da Comissão executiva da Caixa Geral de Depósitos
09:20 – 09:30 | Abertura da conferência
Sua Excelência, o Senhor Ministro do planeamento e infraestruturas, Dr. Pedro Marques
Vídeo com testemunhos de jovens portugueses
09:40 – 09:50 | Apresentação do tema do estudo
Diogo da Silveira, Vice-Presidente dos Conselheiros do Comércio Externo de França em Portugal
09:50 – 10:30 | Apresentação do estudo «Contributo do investimento francês ao crescimento português»
Professor Doutor José Mata e Professor Doutor Luís Filipe Lages
Faculdade de Economia da Univ. Nova de Lisboa
10:30 – 10:50 | Intervenção – Perguntas/Respostas
Paulo Neves, Presidente Executivo da Portugal Telecom
10:50 – 11:25 | Mesa Redonda
Mesa redonda animada pelo Sr. Eng°. Diogo Da Silveira, Vice-presidente dos CCEF
Com a a participação de Teresa Cardoso de Menezes, Diretora Geral de Informa D&B, Ana Claúdia Sá, Diretora Geral de Fromageries Bel Portugal, Arthur Moreno Co-Fundador de Stone Capital e Benoit Gaillochet Director Geral de Ardian.
 
11:25 – 11:40
Pausa
11:40 – 12:00 | Intervenção – Perguntas/Respostas
Jorge Ponce de Leão, Presidente Diretor Geral de ANA, Aeroportos de Portugal
12:00 – 12:35 | Mesa Redonda
Mesa redonda animada pelo Sr. Dr. Carlos Aguiar, Presidente da Câmara de Comércio e indústria Luso-Francesa
Com a participação de Armando Gomes, Diretor Geral de Lauak Portugal, Júlio de Sousa, Presidente de Mecachrome, Sérgio Barbedo, Diretor Geral da Edisoft e Carlos Pinto de Sá, Presidente da Câmara de Évora
12:35 – 12:50
Secretário de Estado do Comércio Externo, da promoção do turismo e dos Franceses do estrangeiro, Matthias Fekl
12:50 – 13:00 | Conclusões e previsões
Pierre Debourdeau, Presidente dos Conselheiros do Comércio Externo de França em Portugal
13:00 – 15:00 | Almoço
Almoço de encerramento com a presença da Sua Excelência, o Senhor Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral

 

Os Oradores

Benoit

Benôit Gaillochet

Director Geral Ardian
Benoît Gaillochet integrou a Ardian, em Paris, em 2007. Antes de fazer parte da equipa de infra-estruturas, trabalhou durante três anos no departamento de financiamento de projectos da HSBC, em Paris, onde desempenhou a actividade de conselheiro e de gestor de dívida em grandes projectos de infra-estruturas. Antes havia exercido, durante seis anos, funções no departamento de financiamento estruturado do Crédit Lyonnais.

Jorge Leão

Jorge Ponce de Leão

Presidente Diretor Geral de ANA, Aeroportos de Portugal
Presidente de ANA desde 2012, Jorge Ponce de Leão entrou para a Direcção executiva da VINCI Aeroportos em 2013, após a aquisição dos 10 aeroportos de Portugal pelo Grupo VINCI. Licenciado em Direito da Universidade de Coimbra em 1969, e da Universidade Dauphine em 1975, obteve uma especialização em gestão de negócios da Universidade de Rotterdam em 1980. Completou o seu percurso em 1995 com um executive Program na Universidade de Stanford. Em 1974, assume a função de chefe do departamento jurídico da Confederação da Indústria, em Portugal e de 1975 a 1980, chefe do departamento jurídico e fiscal da Unilever em Portugal. Assessor do Sindicato dos pilotos portugueses de 1977 a 1983 e Vice-Diretor do Grupo Jerónimo Martins de 1980 a 1987. Em 1992, é membro do comité de direcção da Estratégia e Finanças. De 2002 a 2007, assume a vice-presidência da RTP, empresa de media Portuguesa. Director da SAIP, empresa de desenvolvimento turístico, em 2008, desempenha também a função de assessor da TAP e SATA companhia aérea. De 2008 a 2012, trabalhou para um fundo de private equity.

Ana Cláudia Sá

Directora Geral de Bel Portugal
Ana Cláudia Sá é Directora-Geral da Bel Portugal, desde 2009, que pertence ao grupo Fromageries Bel. Licenciada em Engenharia Química pelo Instituto Superior Técnico, Ana Cláudia, trabalhou ao longo de 17 anos em multinacionais, como a Procter & Gamble, a Cadbury-Schweppes, Fima e Unilever-Jerónimo Martins, onde exerceu funções na área comercial, de supply chain e de serviço ao cliente.

Paulo Neves

CEO da Portugal Telecom
Iniciou a carreira profissional nos CTT em 1985 onde exerceu funções até 1989. Durante 10 anos trabalhou na Ericsson e entrou na Oni em 1998. Na Oni,  hoje uma subsidiária da Altice, assumiu funções no departamento de planeamento operacional, na direcção de marketing e na direcção de regulação e desenvolvimento de negócio. É membro da direcção da APDC – Associação para o Desenvolvimento das Comunicações. Deixou a Oni em Junho de 2012 para assumir a presidência do conselho directivo da Agência para a Modernização Administrativa (AMA). É licenciado em engenharia electrotécnica pelo Instituto Superior Técnico.

arthur-moreno

Arthur Moreno

Sócio Fundador da Stone Capital
Arthur Moreno é sócio fundador da Stone Capital. Entre 2002 e 2006, foi Chefe do business development da Veolia Serviços Ambientais em Portugal e, entre 2007 e 2010, exerceu funções de associado sénior na McKinsey & Company. É mestre em engenharia pela École Centrale de Paris e mestre em engenharia civil e gestão pela Universidade da Califórnia em Berkeley. Possui ainda um MBA do INSEAD.

julio de sousabw

Júlio de Sousa

Presidente do Conselho de Administração do Grupo Mecachrome
Júlio de Sousa nasceu em Portugal em 1960, e instala-se em França, com a sua família em 1970. Iniciou  a sua carreira profissional na Mecachrome aos 20 anos como montador. Em trinta anos de actividade, depois de passar por vários escalões profissionais, de responsável de produção a Director-Geral Industrial, participou na criação de três instalações do grupo em França. Em 2009, é nomeado Presidente do Grupo Mecachrome; em 2010, sob a sua direcção, o Grupo Mecachrome alcança sucesso e retoma o seu desenvolvimento. Desde Abril de 2014, assume as funções de Presidente do Conselho de Administração do Grupo Mecachrome que representa 250 pessoas, em 8 locais de produção em França, 2 em Portugal e 3 no resto do mundo.

 

Carlos Manuel Rodrigues Pinto de Sá

Presidente da Câmara de Évora
Nascido a 10 de Janei ro de 1958, em Montemor-o-Novo. É Licenciado e Mestre em Economia e tem um Bacharel em Ciências Sociais Professor Assistente do Departamento de Economia da Universidade de Évora, áreas de Política Económica, História do Pensamento Económico e Economia da Integração Europeia. Trabalhos publicados em domínios como a organização da atividade económica e o emprego, a organização e o financiamento do Poder Local, a regionalização. Presidente da Câmara Municipal de Évora; Membro do Conselho Geral da Associação de Municípios Portugueses; Membro do Conselho Nacional da Água;  Membro do Comité das Regiões da União Europeia.

Sérgio Barbedo

Diretor Geral da Edisoft
Sérgio Barbedo é atualmente Diretor Geral da Edisoft, membro da Direção da Thales Portugal onde tem a responsabilidade pelas atividades de Aeroespacial e Defesa, e pertence ao Conselho Fiscal da AFCEA Portugal (“Armed Forces Communications and Electronics Association”). No passado representou Portugal na Comissão de Defesa da “Aerospace and Defence Industries Association of Europe” (ASD Europe), exerceu o cargo de Administrador nas empresas GMV Portugal (2005-2010) e Skysoft (2001-2005), foi Presidente da Mesa da Assembleia Geral e membro do Conselho Fiscal da ANETIE (Associação Nacional das Empresas de Tecnologias de Informação e Electrónica), vogal da Direcção das Associações DANOTEC (Indústria Portuguesa de Defesa e Armamento), Proespaço (Indústria Espacial Portuguesa) e PEMAS (Associação Portuguesa para a Industria Aeroespacial), e Avaliador Independente da Comissão Europeia para o 7º Programa Quadro para apoio à Investigação & Desenvolvimento. Ao longo da sua carreira profissional desempenhou ainda funções no sector financeiro, nomeadamente nas áreas de Venture Capital e Banca de Investimentos. Em termos académicos é licenciado em Engenharia Civil pelo Instituto Superior Técnico, tem um MBA com especialização em Finanças pela Universidade Católica Portuguesa e é Auditor da Defesa Nacional pelo Instituto da Defesa Nacional.

Armando Gomes

Diretor Geral da Lauak
Armando Gomes, 54 anos, licenciado em metalurgia e Engenharia dos materiais, pelo Conservatoire National des Arts et Metiers em Paris. Inicia a sua carreira profissional em 1972, assume a liderança de vários departamentos técnicos, Métodos, Estudos, Operações e dirige vários Business Unit. Participa ativamente em vários programas de desenvolvimento e industrialização, CF56, Rafale, NH90, Ariane entre outros. Trabalha em grupos de grande dimensão internacional, Bronzavia-Air Equipements, Lucas Aerospace, SAFRAN, Honeywell Heat Exchanger. Em 1998 e 2000 recebe o Ward “Carl Berry European Engines & Sistems” Quest for Excellance. Regressa a Portugal em 2003 onde cria a empresa Lauak Portuguesa, hoje com 385 colaboradores diretos e mais de 50 indiretos.

 

A imprensa fala do evento

Screen Shot 2016-03-21 at 11.07.22

França reforçou investimento em Portugal no período de “mais profunda crise”

http://observador.pt/2016/03/18/franca-reforcou-investimento-portugal-no-periodo-profunda-crise/

strokecinzenta-01

negocios

Empresas francesas estudam novos investimentos em Portugal

http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/detalhe/empresas_francesas_estudam_novos_investimentos_em_portugal.html

strokecinzenta-01

economico

Empresas francesas geram 10 mil milhões de volume de negócios em Portugal

Informação divulgada por Matthias Fekl, secretário de Estado gaulês do Comércio Externo.

http://economico.sapo.pt/noticias/empresas-francesas-geram-10-mil-milhoes-de-volume-de-negocios-em-portugal_245267.html

strokecinzenta-01

tsf

 ANA: Montijo é a solução que “exige menos esforço aos contribuintes”

http://www.tsf.pt/economia/interior/ana-montijo-e-a-solucao-que-exige-menos-esforco-aos-contribuintes-5084043.html

strokecinzenta-01

sabado

Empresas francesas estudam novos investimentos em Portugal

http://www.sabado.pt/ultima_hora/detalhe/empresas_francesas_estudam_novos_investimentos_em_portugal.html

strokecinzenta-01

SICNoticias

Presidente da PT Portugal diz que Altice vai continuar a investir na economia nacional

http://sicnoticias.sapo.pt/economia/2016-03-18-Presidente-da-PT-Portugal-diz-que-Altice-vai-continuar-a-investir-na-economia-nacional

strokecinzenta-01

economico

Portugal com “dezenas de investimentos franceses” em vista

Os governos português e francês afirmaram hoje que há dezenas de novos investimentos franceses em vista em Portugal, em diversos sectores, como a indústria e os serviços.

http://economico.sapo.pt/noticias/portugal-com-dezenas-de-investimentos-franceses-em-vista_245268.html

strokecinzenta-01

Screen Shot 2016-03-16 at 12.07.31

Empresas francesas em Portugal geraram 10 mil milhões em 2015

https://www.noticiasaominuto.com/economia/557486/empresas-francesas-em-portugal-geraram-10-mil-milhoes-em-2015

strokecinzenta-01

economico

Empresas francesas geram 10 mil milhões de volume de negócios em Portugal

http://economico.sapo.pt/noticias/empresas-francesas-geram-10-mil-milhoes-de-volume-de-negocios-em-portugal_245267.html

strokecinzenta-01

RTP

Burocracia e impostos são principais constrangimentos de empresas francesas em Portugal

http://www.rtp.pt/noticias/economia/burocracia-e-impostos-sao-principais-constrangimentos-de-empresas-francesas-em-portugal_n904657

strokecinzenta-01

dirario_noticias

Matthias Fekl: “França é o primeiro investidor estrangeiro em valor acrescentado”

http://www.dn.pt/dinheiro/entrevista/interior/matthias-fekl–franca-e-o-primeiro-investidor-estrangeiro-em-valor-acrescentado-5083296.html

strokecinzenta-01

Screen Shot 2016-03-21 at 10.33.14

França reforçou investimento em Portugal no período de “mais profunda crise” – Governo

O ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, sublinhou hoje o reforço do investimento francês em Portugal no período de “mais profunda” crise económica.

http://24.sapo.pt/article/lusa-sapo-pt_2016_03_18_2043080259_franca-reforcou-investimento-em-portugal-no-periodo-de–mais-profunda-crise—–governo

strokecinzenta-01

Screen Shot 2016-03-21 at 10.34.40

Relançamento da Economia será baseado na qualificação

http://www.portugal.gov.pt/pt/ministerios/mpi/noticias/20160318-mpi-qualificacao.aspx

strokecinzenta-01

negocios

Empresas francesas preocupadas com burocracia e impostos em Portugal

http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/detalhe/empresas_francesas_preocupadas_com_burocracia_e_impostos_em_portugal.html

strokecinzenta-01

Screen Shot 2016-03-23 at 15.01.30

Burocracia e impostos são principais constrangimentos de empresas francesas em Portugal- estudo

http://www.cmjornal.xl.pt/cm_ao_minuto/detalhe/burocracia_e_impostos_sao_principais_constrangimentos_de_empresas_francesas_em_portugal__estudo.html

strokecinzenta-01

Screen Shot 2016-03-23 at 15.02.48

Burocracia e impostos são principais constrangimentos de empresas francesas em Portugal

http://www.destak.pt/artigo/260657-burocracia-e-impostos-sao-principais-constrangimentos-de-empresas-francesas-em-portugal

strokecinzenta-01

dirario_noticias

Burocracia e impostos são principais constrangimentos de empresas francesas em Portugal

http://www.dnoticias.pt/actualidade/economia/575393-burocracia-e-impostos-sao-principais-constrangimentos-de-empresas-france

strokecinzenta-01

 Screen Shot 2016-03-23 at 15.09.30

Cristina Santos entrevista o Embaixador francês em Lisboa, Jean François Blarel

14 Mar, 2016

http://www.rtp.pt/play/p517/e227859/entrevistas-manha-1

strokecinzenta-01

economico

Coluna pelo Embaixador Jean-François Blarel no Diário Económico:

strokecinzenta-01

Exame 2011

Dossier Especial de França 

(Edição do mês de Março) 

strokecinzenta-01

rtp2

strokecinzenta-01

expresso

Reunião conjunta com o Embaixador e o Sr. Pierre Debourdeau, Assessor do Francês do Comércio Externo

(p. 24 – Economia)

http://expresso.sapo.pt/economia/2016-03-13-Negocios-franceses-ja-valem-12-mil-milhoes-em-Portugal

strokecinzenta-01

economicotv

Entrevista com o Embaixador Programa “Comissão Executiva” com o Bastonário da Ordem dos Economistas

(14 03 2016)

strokecinzenta-01

antena1

Entrevista ao Embaixador pela Cristina Santos

http://www.rtp.pt/play/p517/e227859/entrevistas-manha-1
strokecinzenta-01
Screen Shot 2016-03-16 at 12.14.25

 4ème conférence économique franco-portugaise le 18 mars – “La contribution de l’investissement français à la croisasnce!”

strokecinzenta-01

lusa

 

 

Portugal com “dezenas de investimentos franceses” em vista

Os governos português e francês afirmaram hoje que há dezenas de novos investimentos franceses em vista em Portugal, em diversos sectores, como a indústria e os serviços.

Link indisponível

strokecinzenta-01

economico

Portugal com “dezenas de investimentos franceses” em vista

http://economico.sapo.pt/noticias/portugal-com-dezenas-de-investimentos-franceses-em-vista_245268.html

strokecinzenta-01

sabado

Empresas francesas estudam novos investimentos em Portugal

http://www.sabado.pt/ultima_hora/detalhe/empresas_francesas_estudam_novos_investimentos_em_portugal.html

Screen Shot 2016-03-23 at 15.39.01

Screen Shot 2016-03-23 at 15.37.01

strokecinzenta-01

Edições Anteriores

 

 

 

 

 

 

 

 

Contactos

DATA-13

Rua Arco do Cego 50, Piso 1 | 1000-300 Lisboa

separador-07

Contactos da organização:

 

Clarinda Gonçalves | info@conferenciafrancoportuguesa.com

Embaixada de França em Portugal: Romain Berline

Conselheiros do Comércio Externo de França em Portugal: Véronique Pellerin & Antoine Blanchys

Câmara do Comércio e Indústria Luso-Francesa: Laurent Marionnet